May 31, 2008

Alguns conseguem...ter amigos

Joseph Goebbels (1897 – 1945) (à esq.) com seu amigo, Adolph Hitler (1889 – 1945)

Nós, seres humanos, somos e agimos de maneiras diferentes dentro de um universo particular. Qualquer coisa que saia desse conjunto de valores simbólicos, para nós terá alguma coisa errada. Assim, sabemos criticar desde aquele cara que é avarento até aquele outro mané que tem medo da namorada, óbvio. Entretanto, seja por sorte ou por seleção natural (não vamos entrar nesta discussão) escolhemos um ou vinte indivíduos que serão os nossos aliados ao longo de um tempo ou pela vida inteira. De forma mais ou menos intensa, esses seres terão valores certos para conquistar o nosso respeito, afinal, os amigos são aqueles que sempre estão aparentemente salvos de qualquer intriga e podem ser os conselheiros na tomada de decisões(por vezes, erradas). Seja para falar ou para ouvir, ter a quem confiar é afivelar um cinto de segurança, um conforto para situações arriscadas. Nietzsche dizia que o terreno da amizade é inseguro e pensando bem, ele pode estar certo. Os amigos são pessoas como outras quaisquer, podem ser perversos como podem ser dóceis com outrem. No entanto, pela amizade ser um fenômeno até hoje inexplicável, o bendito sempre será absolvido da nossa fogueira da inquisição interior. E é bom que seja assim, pois a vida sem eles seria o Sahara no verão ou a Antártida no inverno, seria olhar para uma campainha que nunca toca ou para um cachorro que nunca late. Sinceramente ,às vezes fico pensando que teria motivos para não gostar dos meus por alguns defeitos que têm, mas aí penso melhor e vejo que antes teria que dirigir o mesmo sentimento a mim mesmo.

5 comments:

  1. a minha campainha não toca e meu cachorro não late... :(

    ReplyDelete
  2. DING DONG!!
    Au!AU!
    Gostei do blog (que minha amiga Alê indicou). Espero poder passar por aqui com frequencia, rsrs.
    Sobre a amizade...hmm As vezes um inimigo tem mais a nos ensinar que nossos amigos. Li isso em algum lugar...rs.
    Abs.
    Wilson

    ReplyDelete
  3. Adorei o texto...
    Quanto a mim, tenho amigos bem diferentes. Seja por valores, religiões,crenças, modos e gostos, eles podem ser conservadores ou extremamente liberais, podem ser calmos ou bem nervosinhos, podem ser generosos ou brabos demais...
    Às vezes, pergunto-me cmo posso gostar de pessoas tão diversas, mas entaõ entendi que eles têm uma coisa em comum: São ou,pelo menos, tentam ser honestos.
    Cada um a seu jeito mostra o que são, e é isso que admiro nas pessoas : a capacidade de se mostrar como são.
    Essa preocupação com a "honestidade" é quase uma obsessão. Tanto é que quando me dizem que pareço ser tão generoso,especial e doce, então respondo rapidamente: Você diz isso porque nunca me viu com raiva!!
    Também fico,às vezes, criticando em pensamento algumas ações de meus amigos, então penso que é melhor me julgar primeiro.Até porque sou um juiz bem rigoroso com meus pecados...rs rs...
    Abração, Fernando

    ReplyDelete
  4. O problema é que no mundo atual está cada vez mais difícil de encontrar amigos verdadeiros e o silencio da campanhia torna-se nossa melhor companhia. Por isso continuo com o hábito de levantar cedo e curtir o silenio da manhã ... Olhar-se no espelho pode ser a saída para buscar o apoio que precisamos de nosso melhor amigo. www.h18.blogger.com.br

    ReplyDelete
  5. Estou aqui por indicação da Alê! E, pôxa vida, que blog legal! Adorei os textos e a sua idéia! Inveja da boa por aqui.
    Já vou "passar" pra amigos e estou te "linkando", também!
    Sucesso! Grande abraço!

    ReplyDelete