Apr 26, 2010

Alguns conseguem...seduzir


“As pessoas já não têm vontade de estar na moda, elas querem seduzir”. Com essa frase, Yves Saint-Laurent resumiu o sentimento da nossa geração. Ganhar pelo olhar, pelo gesto, ser inesquecível. Um sonho hoje possível, mas não acessível a todos.

Seduzir passou a ser não só um hábito, mas uma condição de vida. Em maior ou menor grau, não é sobre ser aceito que estamos falando, é em como deixamos a nossa marca diante da concorrência. Especialmente entre os mais jovens, é comum a angústia de não se ter uma fila de pretendentes, de não ser o preferido do chefe ou de estar correndo atrás de alguém que não lhe quer (da mesma forma ou de nenhuma forma).

Estar magro, fazer esportes, ser agradável e cordato. Qualidades e práticas básicas significam mais do que são. Claro que existe o benefício de certas ações. Aliás, quem não quer estar abaixo do peso? Mas o seu espectro também pode ser para a vox populi: o comentário geral, dos amigos, dos parentes.

O ritual de sedução tem a ver com o desejo. “O desejo de ser desejado” - motivação básica do ser humano - segundo Heidegger. O medo é que aos poucos percamos o sentido da própria existência, esquecendo que nós é que devemos ao mundo e não o contrário.

3 comments:

  1. Meu amigo! Não sei se brigo com você( rs rs...) ou se lhe dou um abraço virtual...
    Eu tentava entrar em seu blog que já estava em meus favoritos e nao entrava porque o endereço virtual tinha mudado (antes era http://algunsconseguem.blogspot.com/).
    No dia de seu aniversário tentei ligar, mas seu celular estava desligado (vc mudou de número talvez). Quis deixar um e-mail para você, mas retornava dizendo que seu e-mail era inválido.
    Bom, então fiz a única coisa que podia: Mentalizei de forma positiva sobre você para que tivesse um aniversário feliz.
    Alê me disse que nem no MSN você entra mais.
    Segundo ela, você mudou de tecnologia. Agora é um adepto apple. Heheheheheheheehe...
    Dê notícias. Abração!

    ReplyDelete
  2. Acho que já estou realmente velho demais, pois não me atrai essa nóia da nova geração de querer seduzir e ser inesquecível. Essa preocupação parece-me um sentimento sem limites na busca de querer ser "um espécime diferenciado" entre os demais.
    O bom não é se fazer seduzir, mas que a sedução seja algo natural na vida de uma forma geral (trabalho, família, amor,etc).
    Quem é sedutor é naturalmente, seja pela beleza física ou espiritual, pela leveza, pela docilidade,pela capacidade de atrair os outros naturalmente.
    É aquela história do jardim que atrai as borboletas naturalmente.

    ReplyDelete
  3. Querido, obrigado por visitar meu blog. abraço, Helton

    ReplyDelete