Aug 2, 2009

Alguns conseguem...Sair de uma relação

A artista francesa Sophie Calle, cuja obra "Cuide-se" fala do seu último "fora"

As relações humanas são no fundo contratos. Formalizados por gestos, expressões, frases, juras, tudo o que vier na hora do encontro. Dizer coisas não é só o que o conta na hora de julgar a validade desse contrato, muita coisa que não é dita pode ser cobrada e até o que nem foi pensado é sentença nesse documento. Nesse contexto, terminar uma relação amorosa é como virar persona non grata, é como estar jogando pedra na cruz, condenar alguém à morte.

A artista francesa Sophie Calle, que atualmente expoõe no SESC Pompéia, em São Paulo, nos mostra o “fora” por e-mail que recebeu do ex-namorado. Uma obra bem interessante pois nos mostra o quão igual esse gesto é para todos, em qualquer lugar ou em qualquer língua.

Terminar com alguém não é tarefa fácil, mas “ser banido” de uma relação é ainda pior. É quebrar um sustentáculo fundamental da existência. A atribuição de uma cara metade tem ainda uma função social inexplicável.

Dependendo da pessoa, o fundo do poço é iminente e inevitável. Pode-se se recompor rapidamente, ir à festas, encontrar amigos; Ou não, é o escuro mesmo, a depressão, o desprezo, a amargura, chamar os amigos (mas não para balada), escrever letras de musica ou postar no seu blog.

2 comments:

  1. Faz tempo que não passo aqui. Saudades....

    ReplyDelete
  2. Existem pessoas que preferem não see arriscar a tomar um "fora" e acabam não se relacionando realmente com outras pessoas. E acabam por não sentir mais emoção alguma.
    Abs.

    ReplyDelete