May 9, 2010

Alguns conseguem...ser independentes




Eis um tema difícil. Independência. O que é ser independente? Inicio com a questão ao meu raro e ilustre leitor. É ser livre? O que é ser livre? É fazer o que se bem entende? O que queremos fazer? É estar bem consigo? E quantos estão bem afinal?

Independência é algo relativo, já cansamos de ouvir isso. É algo que todos buscamos, será que conseguimos? Independência financeira (a mais perseguida), independência emocional (utópica), independência espiritual (nem sempre possível). Há várias formas de se sentir livre, mas será que ser livre é ser independente?

Precisamos sempre nos questionar se tudo hoje não é uma forma de prisão, de achatamento moral. O emprego, o casamento, a escola, os amigos, os amantes. Da mesma forma penso se a verdadeira independência é realmente desejada. Sempre desconfiei de que a liberdade pode ser um bálsamo perigoso.

Mas diria que se conformar com a “vidinha” de cada dia, com as amarras que a vida nos traz através dos processos sociais (casamento, reprodução, acasalamento) pode ser sim uma forma de independência, já que esta bendita palavra não precisa de complemento (independente de quem ou de que? – não se sabe).

Por outro lado, não podemos chamar a independência de liberdade, pois aí já é apelar para uma mentira. Ser livre é algo bem mais complexo e não depende do nosso entendimento, apenas; e sim de ações que poucos tomam de verdade, a maioria é ébria de mediocridade, loucos por um cômodo dia a dia.

1 comment:

  1. Eu acho que independência é poder escolher o modo de viver...Ainda que viver na mediocridade ,se esse é um real desejo da pessoa. Independência é fazer o que quer, pensar do modo que quiser, respeitando as diferenças. É poder ser chato na defesa daquilo que acreditamos...
    Independência é mais que financeira... É independência de opinião, de defender suas crenças sem temer o que dirão. Dinheiro vem e vai...sua mente não. estará sempre com você.
    Fernando Cisneiros

    ReplyDelete