Jun 21, 2008

Alguns conseguem...ter modéstia

Adão e Eva - Albrecht Dührer ((1471-1528) - Um casal modesto

Modéstia à parte. Quantas vezes já ouvimos isso? Milhares? Sempre?. Poucas vezes nos damos conta, de que esta frase se tornou praticamente inútil. A modéstia não precisa ficar à parte, ela simplesmente não existe mais no nosso tempo. Há milênios, Sócrates dizia maravilhas sem deixar escritos ou Praxísteles não assinava suas obras primas e até inventores revolucionários não cobravam royalties. Desde Jesus Cristo (Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Quer maior falta de modéstia?) o mundo vem implantando uma cultura em que o anônimo é o louco e o que existe, tem que aparecer (o orkut que o diga).

Ter modéstia é fazer nossas obras e atributos serem reconhecidos por si só, sem o nosso esforço. Não estou falando da modéstia religiosa ou étnica, que obriga mulheres a usarem burca no oriente e os homens usarem calça para controlarem seu ímpeto sexual no ocidente. Me refiro à cultura cotidiana, àquela obviamente percebida. Eis o Guiness Book! Melhores do século, primeiro lugar no vestibular, Top 10, use a expressão que quiser, a modéstia não existe, estamos na cultura da competição Descoberta? Não. Isso não é novidade. Mulheres menos modestas que homens? Talvez. Pobres mais modestos que ricos? Difícil (já inventaram o celular).

A modéstia vai muito além de cobrirmos a nossa nudez, muito além de dispensarmos o troco como cortesia, muito além de receber um elogio e enrubecer-se, além de deixar de dizer “Eu já sabia” quando seu time ganha. Nossa Senhora de Fátima disse aos pastores em 1917: “Certas modas serão introduzidas que ofender-se-ão meu Filho muito." Bom, ela percebeu que falta modéstia hoje em dia; É o que nunca mais teremos, graças ao nosso querido mundo capitalista e deliciosamente burguês.

4 comments:

  1. Helton! Vc escreve muito mesmo viu!
    de verdade.
    adorei o que escreveu.
    Sempre brinco com essa frase. "Meu amor, para ser perfeita, só me falta a modéstia"... =)kkkkk
    brincadeiras à parte é só o que vemos hoje em dia... Um se mostrando mais que o outro...
    A propaganda é a alma do negócio não é mesmo?
    Um beijo e parabéns

    ReplyDelete
  2. Modéstia à parte, minha comida é muito boa!.....(mentira...rs).
    Ótima observação! bjo!

    ReplyDelete
  3. Modéstia parte, concordo com vc. XD

    ReplyDelete
  4. hmmm... sempre me taxaram de modesto, mas nunca fui um! O meu problema era baixa auto-estima, isso sim. Mas modesto, mesmo... Falsa modéstia ou a Falta de modéstia? Qual será mais grave? Acho que a modéstia seria ("meio que") um sinônimo para a humildade. será?!
    Abs.
    Wilson

    ReplyDelete