Jun 29, 2008

Alguns conseguem...ter caráter

Joaquim Silvério dos Reis (1756-1819), o "Judas" brasileiro

A definição de caráter em qualquer dicionário é a mesma de personalidade, convicção, vontade, determinação natural. “Bertrand tem caráter”- Bertrand tem opinião, postura, certeza do que quer. Mas será que a realidade nos mostra isso?. Em todas as situações da vida lidamos com a questão do caráter, observamos infelizes que escorregam nele e somos cobrados para tê-lo. Especialmente nos meios corporativos, em que a ética é moeda de troca para promoção, plano de carreira, e benefícios, isso pode ser muito relativo. Hoje em dia, caráter é o positivo, é a qualidade de ser justo, de estar à altura de qualquer verificação aleatória de honestidade. Uma espécie de bafômetro para a santidade. Acontece que atualmente poderíamos arranjar um sinônimo para caráter: interesse. Fugindo do sentido religioso da coisa, temos dois lados para a mesma história, o do conceito e da moral. Seria Judas uma pessoa de caráter? Talvez não. Seria Pilatos, uma pessoa de caráter? Também não.

A fraqueza de Judas na traição ao seu mestre foi um gesto de incoerência, uma desobediência infantil por 30 pratas, algo que não lhe deixaria rico nem tampouco significava seu objetivo de vida, um interesse banal. Já o gesto do segundo, foi uma reação coerente para o povo e para o Império do qual fazia parte. Como funcionário romano, não era esperada nenhuma atitude diferente. Neste caso, por mais que Pilatos tivesse caráter, a sua obediência foi movida pelo interesse de se manter no cargo e não causar maiores transtornos para a ordem.

É preciso resgatar o sentido original desta palavra nos dias de hoje. Agir pelo interesse ególatra, ok, somos humanos. Agir com caráter, sempre, é necessário. Valorizar o verdadeiro caráter é cortar à navalha a moral; A mesma que garante ao humano a sua sobrevivência, lhe corta as asas da evolução. Sem crescer, o homem não se sustenta, acaba sendo levado pelas correntezas do momento, se torna um mero coadjuvante da sua própria história. Quem já não foi Judas ou Pilatos? Nem precisa dizer que apesar das motivações diferentes, eles próprios tiveram o mesmo destino, o suicídio.

3 comments:

  1. o casamento interesse x caráter é realmente é algo bem complicado. o interesse é inerente ao ser humano, assim como o caráter, a diferença é que o caráter sofre muita influência do meio externo e isso é perigoso...
    bjo!

    ReplyDelete
  2. Caráter é algo impressidível para qualquer ser humano, ter carater e algo natural para todos nós. E assim como a Alê, acho que o carater de uma pessoa é medido pelas pessoas que convivem ao seu redor.

    ReplyDelete
  3. Esse pensamento aí ao lado me resume também: "Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."
    Clarice Lispector

    Acho que qualquer artista que seja sempre passa por ele, né!?

    ReplyDelete